XIV SEMINÁRIO IBÉRICO DE PSICOGERONTOLOGIA - VII SEMINÁRIO IBÉRICO DE GERONTOLOGIA SOCIAL E COMUNITÁRIA
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Beja - Portugal
APRESENTAÇÃO
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos adoptada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, observamos no seu Artigo 1, que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” O reconhecimento da dignidade dos membros da família humana ao longo da vida possibilita um envelhecimento e longevidade com saúde, funcionalidade, realização e bem-estar. É preciso que os direitos humanos estejam assegurados para que se possam construir ambientes de liberdade, respeito, confiança, justiça, saúde, segurança e paz, frutificadores do desenvolvimento harmonioso do potencial de cada um e da sua autonomia. O valor do ser humano ao longo da sua existência remete-nos para a sua dignidade que tem de ser respeitada por si (respeito por si próprio) e pelos outros.
A observação da realidade evidencia que a dignidade humana não está a ser garantida na sua plenitude, em particular, nos mais velhos da sociedade. O ambiente é de insegurança no presente e no futuro próximo. É urgente que as forças vivas da sociedade estejam atentas e invistam de modo planificado e concertado no empoderamento das pessoas mais velhas, criando comunidades amigas da idade e de pro-envelhecimento e bem-estar. É preciso intervir de forma consciente e especializada em vários domínios da sociedade: qualidade da organização e prestação de cuidados de saúde a pessoas idosas; promoção da saúde; prevenção de doenças; atenção primária à saúde; assistência hospitalar geral; atendimento especializado por serviços geriátricos, psicogeriátricos, gerontológicos e de cuidados paliativos; cuidados intermediários e de longa duração na comunidade; inclusão e participação dos mais velhos, mitigando a solidão não desejada e o isolamento social; na segurança; no combate à pobreza; formação ao longo da vida; formação especializada em envelhecimento e longevidade dos profissionais; oportunidades na entrada da reforma; “aging in place”; e em residências e serviços de apoio aos idosos, com qualidade de vida e bem-estar.
As evidencias mostram que o atual quadro demográfico a nível global resulta de evoluções positivas, designadamente a diminuição da mortalidade e o aumento da esperança média de vida. As previsões perspetivam que em 2050, o número de pessoas acima de 60 anos corresponderá a mais do dobro do número de crianças abaixo de 5 anos. Em 2050, as pessoas com 60 anos ou mais ultrapassarão o número de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos. As mulheres, habitualmente cuidadoras, tendem a viver mais do que homens, pelo que, no futuro teremos mais longevas. Esta realidade obriga à definição de uma política de longevidade, que passe pela melhoria das respostas sociais de apoio ao envelhecimento e ao género, que contemplem novas respostas e estratégias que reforcem a participação cívica e social. Os estereótipos e as atitudes negativas podem ser ultrapassados através da formação em prol da dignidade humana no envelhecimento e longevidade.
Queremos que as pessoas mais velhas e longevas da nossa sociedade sejam tratadas com dignidade para que continuem a florescer e a manter as forças que lhes permitem viver de forma gratificante, inclusiva, confiante, com estilos de vida saudáveis, curiosidade, cooperação, respeito individual e qualidade de vida.
Vamos focar-nos nos princípios da Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 que tem como suporte a Estratégia Global sobre Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde, em particular, nas suas quatro áreas de ação: 1) mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento; 2) garantir que comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas; 3) entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa; e 4) propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.
Com o objetivo de refletir, aprofundar as dinâmicas e divulgar boas práticas da comunidade sobre o valor da vida humana no envelhecimento e longevidade vimos convidar-vos a participarem em 2024 no XIV Seminário Ibérico de Psicogerontologia, VII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária subordinado ao tema “Dignidade no Envelhecimento e Longevidade”. Queremos viver e partilhar a nossa vida com as pessoas mais velhas da nossa sociedade, a viverem em ambientes de confiança e bem-estar, com dignidade e socialmente integradas.
Aguardamos a vossa presença.
Maria Cristina Campos de Sousa Faria
Coordenadora do Curso de Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária
OBJETIVOS
-
Contribuir para pensarmos melhor e com dignidade, a forma como sentimos e agimos em relação à idade, ao envelhecimento e à longevidade.
-
Promover ações planificadas para assegurar a dignidade, a saúde e o bem-estar das pessoas mais velhas da comunidade.
-
Focar a atenção nos serviços de cuidados às pessoas mais velhas para que se diligenciem ações coordenadas e se atenda às suas necessidades.
-
Consciencializar a governança e a comunidade para serem amigas da idade e criarem ambientes pro-envelhecimento, seguros e com dignidade.
-
Apresentar boas práticas de educação ao longo da vida e de envelhecimento na comunidade com sustentabilidade e perspetiva de género.
-
Contribuir para o desenvolvimento comunitário no envelhecimento e longevidade, através da intervenção social e da garantia dos direitos dos mais velhos da sociedade.
-
Promover o intercâmbio entre investigadores e profissionais ligados ao envelhecimento para construir projetos na área da longevidade, com qualidade de vida e dignidade.
TEMAS
-
Saúde e bem-estar.
-
Cuidados integrados e de longa duração .
-
Capacitação dos cuidadores e melhoria das condições de prestação de cuidados .
-
Ambientes seguros e amigos das pessoas idosas .
-
Desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida .
-
Vida laboral saudável ao longo do ciclo de vida .
-
Rendimentos e economia do envelhecimento .
-
Participação na sociedade .
-
Longevidade com qualidade de vida .
-
Intervenção social e garantia dos direitos no envelhecimento.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Cada participante devidamente inscrito, pode apresentar até duas propostas de trabalho em formato de comunicação ou poster.
Os Resumos devem ser enviados até ao dia 29 de março de 2024 para o seguinte e-mail: psicogerontologiaegerontologia@gmail.com
No corpo da mensagem do e-mail, devem indicar os seguintes dados:
-
Título do Trabalho
-
Nome(s) do(s) autor(es) e respetivos endereços de e-mail, entidade a que pertence.
-
Nome e e-mail do(a) autor(a) que irá apresentar a comunicação no Seminário (pessoa de contato)
-
Tipo de modalidade: comunicação oral ou poster.
-
Resumo até 300 palavras e cinco palavras chave.
Será elaborado um Livro de Resumos com ISBN.
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
No âmbito do evento está a decorrer um Concurso de Fotografia sobre o tema do evento. Os interessados devem enviar as fotografias inéditas, com designação do título da fotografia, nome do autor e idade, até ao dia 16 de abril de 2024 para o e-mail: psicogerontologiaegerontologia@gmail.com
PROGRAMA
18 DE ABRIL DE 2024
Confira abaixo a programação do XIV Seminário Ibérico de Psicogerontologia, VII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária
08:30
09:00
10:00
10:30
11:00
11:30
12:00
13:00
14:30
15:30
16:15
16:30
17:00
18:00
18:15
Receção dos participantes - Presencial e a Distância por Videoconferência
Sessão de Abertura do Seminário (Presencial e A Distância por Videoconferência)
Maria de Fátima Carvalho (Presidente do IPBeja)
Paulo Arsénio (Presidente da Câmara de Beja)
José Pedro Fernandes (Presidente da Comissão de Ética do IPBeja)
Maria Inês Faria (Diretora da Escola Superior de Educação do IPBeja)
Ana Canhestro (Diretora da Escola Superior de Saúde do IPBeja)
Maria Cristina Faria (Coordenadora do Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento do Alentejo- IPBeja e Coordenadora do Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária)
Emanuela Couto (Mestranda do 1º ano do Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária)
Gabriela Saraiva (Mestranda do 2º ano do Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária)
CONFERÊNCIA 1 – A saúde mental como condição básica para um envelhecimento com dignidade (Presencial e A Distância por VideoConferência)
Moderador: José Pereirinha Ramalho |ESE/ODEA– Instituto Politécnico de Beja
António Manuel Fonseca| Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto
CONFERÊNCIA 2 – Un enfoque pedagógico para la colaboración intergeneracional: las comunidades de aprendizaje (Presencial e A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Diana Bizarro Morais I ESE/ODEA - Instituto Politécnico de Beja
Emilia Moreno Sánchez| Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte|Universidad de Huelva, España
Intervalo: Atuação do Coro da Universidade Sénior de Beja orientado pelo Prof.º António Cartageno
CONFERÊNCIA 3 – Dignidade e Qualidade de Vida no Envelhecimento e Longevidade
(Presencial e a Distância por Videoconferência)
Moderador: José Pereirinha Ramalho I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Maria Cristina Faria I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Simpósio 1 – Envelhecimento ativo e saudável
(Presencial e A Distância por VideoConferência)
Moderador: Jorge Olho Azul I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Promoção do envelhecimento saudável e ativo
Helena Loureiro| Universidade de Aveiro
Locais de trabalho adaptados às pessoas que têm de trabalhar "com mais idade"
Ana Figueiredo Dias & Carla Santos| ESTIG-IPBeja
A importância da monitorização do envelhecimento ativo e saudável ao nível Bio-Psico-social, em adultos de meia-idade, para a promoção do mesmo e transição para o envelhecimento bem-sucedido
Eunice Santos| Comprehensive Health Research Centre, UÉvora; Instituto de Investigação e Formação Avançada, UÉvora,
Lara Pinho| Comprehensive Health Research Centre, UÉvora; Departamento de Enfermagem, UÉvora
Helena Arco| Comprehensive Health Research Centre, UÉvora; Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde, IPortalegre
Aplicativos digitais para a promoção do envelhecimento ativo
Angélica Batista | FIOCRUZ; Universidade de Aveiro
Vulnerabilidade em saúde e o respeito pela dignidade humana
Jorge Olho Azul| ESS IPBeja
Pausa para almoço
Simpósio 2– Educação ao Longo da Vida
(Presencial e A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Catarina Paulos I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Aprendizagem e Desenvolvimento ao Longo da “Vida Toda”
Bravo Nico |UÉvora
“Vivo a aprender toda a vida e morro sem saber tudo”: reflexões sobre a aprendizagem e educação ao longo da vida
Sílvia Parreiral | ESE IP Coimbra
Letras Prá vida: desafios e contributos para envelhecer com dignidade
Dina Soeiro & Carla Patrão| ESE IP Coimbra
Desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida
Maria Mouquinho| IPSetúbal | Centro de Estudos Dantas Rodrigues
Simpósio 3 – Intervenção Social e Garantias dos Direitos no Envelhecimento
(Presencial e A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Ana Isabel Fernandes I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
O assistente social na área da velhice: intervenção e reestruturação de respostas sociais
Sílvia Silva| IPLeiria
Comissão de Proteção do Idoso e Pessoa Dependente do Concelho de Serpa
Mariana Ramos |Gabinete de Ação Social e Educação Câmara Municipal de Serpa
Projeto Cuidar+
Mariana Côco| Cáritas Diocesana de Beja
Dignidade e cidadania ativa das pessoas idosas- reflexão sobre o perfil profissional do cuidador
José Manuel Baião| IPBeja
Envelhecer em casa na voz de quem cuida: Um Projeto de apoio aos cuidadores da comunidade, em Beja
Diana Morais & Gabriela Saraiva | ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Intervalo
CONFERÊNCIA 4 – Valoración integral de un paciente de tercera edad: un caso clínico
(Presencial e A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Diana Morais I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Francisco Javier Gago Valiente| Universidad de Huelva
Simpósio 4 – Envelhecimento, Longevidade e Dignidade- Reflexões das Artes e Humanidades
(Presencial e A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Maria João Ramos I ESE- Instituto Politécnico de Beja
O envelhecimento nas artes e nas humanidades – breve revisão de literatura
Maria João Ramos I ESE- Instituto Politécnico de Beja
Dignidade, indignidade e moralidade. O valor do que está em presença total
José Pedro Fernandes | ESE- Instituto Politécnico de Beja
‘Estou lenta de mãos, veloz de cabeça’: representações literárias em Salette Tavares
Sandra Guerreiro Dias | ESE- Instituto Politécnico de Beja
Apontamentos sobre a figura do idoso em exemplos de literatura de turismo de expressão alemã sobre Portugal
João Rodrigues | ESE- Instituto Politécnico de Beja
Representações dos avós e dos netos em livros infantis
Maria do Sameiro Pedro | ESE- Instituto Politécnico de Beja
Divulgação dos Premiados do Concurso de Fotografia “Dignidade no Envelhecimento e Longevidade”
(Presencial e A Distância por Videoconferência)
Sessão de Posters- Intervenção em Gerontologia Social e Comunitária
(Presencial e A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Sandra Lozano-Carvajal| ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Projeto Demola - ‘Old is Gold’ – otimizar o potencial da longevidade nas sociedades contemporâneas
Diana Morais & Maria João Ramos I ESE- Instituto Politécnico de Beja
Orientações para Boas Práticas de Gerontologia Educacional e Social
Maria Cristina Faria, Ana Isabel Fernandes & Catarina Paulos I ESE- Instituto Politécnico de Beja
Propósito de vida nos maiores da comunidade
Gabriela Saraiva, Maria Cristina Faria & Diana Morais | ESE- Instituto Politécnico de Beja
Portugal – uma segunda vida na terceira idade
Ana Piedade I ESE- Instituto Politécnico de Beja; Lab-At/IPBeja; CRIA- Polo UNL/FCSH e In2Past
Transição demográfica e epidemiológica: Envelhecimento com dignidade
Susana Camacho|Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, ULSBA
Importância da capacitação do cuidador informal para um envelhecimento com dignidade
Helena Nunes Luzia| Unidade de Cuidados na Comunidade de Ferreira do Alentejo
O Bem-estar Pessoal e o Desempenho Ocupacional dos Idosos Institucionalizados
Maria Raquel Santana & Patrícia Santos | ESS- Instituto Politécnico de Beja
PROGRAMA
19 DE ABRIL DE 2024
Confira abaixo a programação do XIV Seminário Ibérico de Psicogerontologia, VII Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária
09:00
Simpósio 5 – Ambientes Amigos da Idade
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Maria João Ramos I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Gerontologia ambiental: la incidencia del espacio urbano en el bienestar de las personas mayores
Teresa Lozano |Centro para a inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura do Instituto Superior Técnico da UL Citua
A visão dos jovens das cidades envelhecidas
Sandra Lozano-Carvajal & Maria Cristina Faria | ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
O peso da idade nas políticas públicas de habitação
Silvia Jorge | Centro para a inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura do Instituto Superior Técnico (CiTUA/IST-ID)
El envejecimiento poblacional en el ámbito iberoamericano. Implicaciones para la calidad de vida de las personas mayores.
L. Palao-Loayza, & M.I Mendoza-Sierra| Universidad de Huelva (España)
10:00
CONFERÊNCIA 5 – Los médicos y la discriminación por edad
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Sandra Lozano-Carvajal I ESE- Instituto Politécnico de Beja
José Ribera Casado | Catedrático Émérito de Geriatría Universidad Complutense de Madrid
10:30
CONFERÊNCIA 6 – Pela Dignidade no Envelhecimento – do (re)conhecimento à concretização
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Ana Isabel Fernandes| ESE/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Carla Ribeirinho |Unidade de Serviço Social e Política Social| ISCSP Universidade de Lisboa
11:00
Intervalo
11:30
CONFERÊNCIA 7 – Centro de día de personas mayores y ley de dependencia
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Sandra Lozano-Carvajal I ESE/ODEA- Instituto Politécnico de Beja
Juan Manuel Gonzaléz González | Universidade Pablo de Olavide
12:00
CONFERÊNCIA 8 – Liberdade de envelhecer: Ser velho numa democracia nova
(A Distância por VideoConferência)
Moderadora: Diana Morais| ESE/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Ricardo Pocinho | Associação Nacional de Gerontologia; IPLeiria
12:30
Apresentação do Livro – "A última solidão"
Histórias de amor e mágoa dos velhos em Portugal
(A Distância por Videoconferência)
Moderador: Jorge Olho Azul I ESS- Instituto Politécnico de Beja
Carmen Garcia | Enfermeira, blogger e cronista do público
13:00
Pausa de Almoço
14:30
CONFERÊNCIA 9 – Cuidados de Saúde Amigos das Pessoas Idosas: desafios nacionais para uma agenda incerta
(A Distância por Videoconferência)
Moderador: Jose Pereirinha Ramalho | ESE/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Jéssica Tavares | GOVCOPP, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro
Gonçalo Santinha| GOVCOPP, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro
Nelson P. Rocha | IEETA, Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro.
15:00
CONFERÊNCIA 10 – Pessoas adultas mais velhas - projetos de vida e perceções sobre o envelhecimento
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Catarina Paulos| ESE/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Carmen Cavaco | IE-ULisboa
15:30
CONFERÊNCIA 11 – Importância da Educação para a Morte na formação dos profissionais de Saúde no âmbito da Gerontologia
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Ana Clara Nunes| ESS/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Teresa Andrade| Egas Moniz School of Health & Science, Caparica, Almada
16:00
Simpósio 6 – Dignidade em Fim de Vida
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Ana Clara Nunes| ESS/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Integração de Cuidados Paliativos nas ERPI: Porquê? Como? e Para Quê?
Maria Catarina Pazes | Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja+| Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos
“O Meu Pai quer Ficar em Casa, e Agora?”- Desafios do Acompanhamento psicossocial no domicilio.
Guida Ascensão | Centro de Saúde De Serpa| Equipa de Apoio Psicossocial da ULSBA
Acompanhamento espiritual no final da vida: uma necessidade para uma boa morte.
Sonia García Navarro |Universidad de Huelva
Acompañando en el proceso de fin de vida. Preservando la dignidad del paciente y la familia.
Begoña García Navarro|Universidad de Huelva
17:00
Intervalo
17:15
Simpósio 7 – Envelhecimento individual e colectivo: desafios da longevidade.
(A Distância por Videoconferência)
Moderadora: Diana Morais| ESS/ODEA – Instituto Politécnico de Beja
Voluntariado em saúde e bem-estar: um estudo comparativo com adultos mais velhos
Joana Monteiro, Alice Bastos & Raquel Barbosa |ESE-IPViana do Castelo
A utilização da internet pelos cuidadores informais com 65 ou mais anos na Europa
Patrícia Silva, Gina Vos, Alice Delerue Matos & Fátima Barbosa |ESE-IPViana do Castelo
Qualidade de vida e envelhecimento: uma análise de género
Raquel Gonçalves, Maria Gonçalves & Patrícia Silva |ESE-IPViana do Castelo
O papel da alimentação no envelhecimento saudável
Olga Amaral |ESE-IPBeja
18:00
Sessão de Encerramento
(Presencial e A Distância por VideoConferência)
Comissão Científica
Maria Cristina Faria (ESE-IPBeja)
José Pereirinha Ramalho (ESE-IPBeja)
Ana Clara Nunes (ESS-IPBeja)
Ana Isabel Fernandes (ESE-IPBeja)
Ana Sobral Canhestro (ESS-IPBeja)
Sandra Isabel Saúde (ESE-IPBeja)
Ana Felisbela Piedade (ESE-IPBeja)
Maria Inês Faria (ESE-IPBeja)
Maria João Ramos (ESE-IPBeja)
Inês Camacho (ESE-IPBeja)
Paula Godinho (ESE-IPBeja)
Catarina Isabel Paulos (ESE-IPBeja)
Miguel Bento (ESE-IPBeja)
Tiago Mendes (ESE-IPBeja)
Rogério Ferrinho (ESS-IPBeja)
Diana Bizarro Morais (ESE-IPBeja)
Susana Justo Henriques (ESE-IPBeja)
José Manuel Baião (IPBeja)
Carla Ribeirinho (ISCSP ULisboa)
António Fonseca (UCP Porto)
Carla Faria (ESE-IPViana do Castelo)
Maria Alice Bastos (ESE-IPViana do Castelo)
Raquel Gonçalves (ESE-IPViana do Castelo)
Patrícia Silva (ESE-IPViana do Castelo)
Patrícia Pinto (FE- UALg)
José Sarasola Serrano (UPablo de Olavide)
Emília Moreno Sánchez (UHuelva)
Isabel Mendoza Sierra (UHuelva)
Francisco Valiente (UHuelva)
Jesús Sáez Padilla (UHuelva)
Begonha Garcia (UHuelva)
Ricardo Pocinho (IPLeiria)
Carmen Cavaco (IE-ULisboa)
Teresa Andrade (Egas Moniz School of Health & Science, Almada)
Helena Loureiro (UAveiro)
Bravo Nico (UÉvora)
Dina Soeiro (ESE IP Coimbra)
Sílvia Parreiral (ESE IP Coimbra)
Fernando Barragán Medero (Universidad de La Laguna)
Gonçalo Santinha (UAveiro)
Fernando Medero (U de La Laguna)
José Ribera Casado (UComplutense de Madrid)
Juan Manuel Gonzalez González (UPablo de Olavide)
Comissão Organizadora
Maria Cristina Faria
José Pereirinha Ramalho
Ana Isabel Fernandes
Sandra Rebeca Lozano
Diana Morais
Catarina Paulos
Jorge Olho Azul
Ana Clara Nunes
Tiago Nunes
Maria João Ramos
Colaboração
Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária da Escola Superior de Educação do IPBeja
Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo (ODEA-IPBeja)
Curso Técnico Superior Profissional em Psicogerontologia (CTeSPP) da ESE-IPBeja
Escola Superior de Saúde
Instituto Politécnico de Beja
Associação Saberes E Aprendizagens Beja Sénior - Sabs -
Câmara Municipal de Beja
CinTurs - Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being, University of Algarve
Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (LIDERE)
Center for Research in Contemporary Thought and Innovation for Social Development (COIDESO), University of Huelva
Universidad de Huelva
Universidad de Sevilla
ENTRE EM CONTATO
Secretariado/Contacto
Sandra Lozano Carvajal – ESE/ ODEA-IPBeja
Gabriela Saraiva – MGSC| ESE -IPBeja
Florbela Calado – Serviço de Secretariado da ESE|ODEA-IPBeja
Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento no Alentejo – ODEA-IPBeja
Instituto Politécnico de Beja
Rua Pedro Soares S/N – Campus do IPBeja
Apartado 6155 – 7800-295 Beja
Tel: +351 284 314 400 /extensão 02030
Serviço de Secretariado da ESE-IPBeja
Telf.: +351 284 315 001
Contacto: psicogerontologiaegerontologia@gmail.com